Gestão da Inadimplência com foco na cobrança e negociação de dívidas
Analise dos processos e procedimentos de cobrança visando aumento dos índices de recuperação.

Gestão da Inadimplência com foco na cobrança e negociação de dívidas - DMC3

O PROJETO

Avalia como sua instituição de ensino se posiciona em relação a inadimplência, o que faz para cobrar, como conduz sua política de cobrança e se os funcionários estão preparados para lidar com a situação.

São 2 dias de dedicação exclusiva para implantar, in loco, novos posicionamentos.

DIFERENCIAIS

  1. Abordagem desenhada com exclusividade para sua Instituição.
  2. Inicio e término definidos.
  3. Mais de 50 horas de trabalho entre presenciais e a distância.
  4. Treinamento in loco da sua equipe poderá ser realizado se necessário.
  5. Alterações nas praticas de cobrança que podem gerar ganhos financeiros serão propostas.
  6. Elaboração e entrega de relatório final.

GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

O QUE FAZEMOS

  • Analisamos os números da inadimplência da Instituição nos últimos 3 anos.
  • Revisamos os procedimentos e processos para a cobrança e negociação de dívidas.
  • Avaliamos se medidas preventivas são usadas e propõe alterações.
  • Avaliamos se medidas de controle são usadas e sugere melhorias.
  • Definimos novas abordagens de ataque a inadimplência.
  • Propomos modificações na política de cobrança existente ou sugere a implantação dando o pontapé inicial.
  • Definimos régua de cobrança visando a redução do risco e o combate imediato aos atrasos.
  • Capacitamos os profissionais da cobrança, tesouraria, secretaria e atendimento.

Em dois dias intensos de trabalho, processos serão revistos, mecanismos de pressão sugeridos, focos serão direcionados e treinamentos in loco realizados.

  • Identificação da tendência da inadimplência através da análise dos números atuais e seu histórico.
  • Avaliação das práticas existentes de cobrança e controle da inadimplência.
  • Avaliação do contrato de prestação de serviços educacionais e outros documentos que sustentam a cobrança.
  • Análise da atual política de cobrança (régua de cobrança, mecanismos de pressão, processos e procedimentos).

O QUE ENTREGAMOS

  • Política de cobrança adequada aos níveis de inadimplência e perfil do cliente (régua de cobrança, mecanismos de pressão, processo e procedimentos).
  • Sugestões de melhorias no contrato de prestação de serviços educacionais.
  • Propostas de melhorias nas ferramentas de pressão utilizadas na cobrança: cartas, telefonemas, e-mails, SMS, empresas de cobrança, cobradores externos etc.
  • Indicadores de desempenho da cobrança e índice de efetividade da área.
  • Capacitação in loco dos profissionais de cobrança.
  • Capacitação in loco.

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