Consultoria a Distância
Organização das práticas e processos de cobrança para reduzir a inadimplência nas Instituições de Ensino
via Skype

Consultoria a Distância - Organização das práticas e processos de cobrança para reduzir a inadimplência nas Instituições de Ensino, via Skype - DMC3

Fácil, ágil, produtivo - excelente custo/benefício

Este projeto é uma opção de baixo custo pelo benefício agregado. Foi desenhado para atender instituições de qualquer região do país. Mais acessível financeiramente pois não há deslocamento e as despesas decorrentes de hospedagem e alimentação dos consultores.

O que o projeto contempla

  • Análise dos números da inadimplência da sua instituição
  • Revisão dos procedimentos e processos para a cobrança e negociação de dívidas
  • Avaliação das medidas preventivas usadas e proposta de alterações
  • Avaliação das medidas de controle e sugestão de melhorias
  • Definição das abordagens de ataque a inadimplência
  • Proposta de modificações na política de cobrança existente ou sugestão para implantação e o pontapé inicial
  • Definição da régua de cobrança visando a redução do risco e o combate imediato aos atrasos
  • Capacitação dos profissionais da cobrança, tesouraria, secretaria e atendimento

A metodologia contempla reuniões semanais ou quinzenais pelo Skype com duração média de uma hora.

Apresentação do projeto

Apresentação do projeto

  • Não há custo para a escola
  • Detalhamento da metodologia
  • Papel e objetivos da consultoria: responsabilidades das partes
  • Dinâmica do projeto
  • Como é precificado
  • Contrato

Preparo

  • Alinhamento das expectativas
  • Solicitação de informações por e-mail
  • Preparo de proposta
  • Envio da proposta
  • Apresentação e esclarecimentos
  • Aprovação
  • Agendamento da 1ª reunião
Consultoria - Preparo

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

Reuniões online realizadas por Skype

REUNIÃO 01

Pós aprovação

  • Apresentação da agenda dos trabalhos baseada nas informações recebidas e que compõem um plano de ação
  • Conteúdos serão apresentados
  • Materiais de consulta serão enviados
  • Sugestão de leituras para evolução serão oferecidas
  • Tarefas para próxima reunião
  • Agendamento do encontro seguinte
  • Envio de documento com o que foi discutido e pendências.
Sugestões, Tarefas, agenda, pendências, informações, leituras, Agendamento

REUNIÃO 02

Follow-up das tarefas solicitadas

  • Acompanhamento do que foi solicitado na primeira reunião
  • Evolução no tratamento das necessidades e expectativas alinhadas
  • Tarefas para próxima reunião
  • Agendamento do encontro seguinte
  • Envio de documento com o que foi discutido e pendências.
acompanhamento, evolução, expectativas alinhadas, próximos passos, pendências

REUNIÃO 03

Tratamento das necessidades

  • Acompanhamento das tarefas solicitadas na segunda reunião
  • Evolução no tratamento das necessidades e expectativas alinhadas
  • Treinamento da equipe de cobrança com base no material enviado
  • Tarefas para a próxima reunião
  • Agendamento do encontro seguinte
  • Envio de documento com o que foi discutido e pendências
Follow-up, rotinas, indicadores de desempenho, treinamento, próximas etapas, pendências

REUNIÃO 04

Continuação do Treinamento

  • Acompanhamento das tarefas solicitadas na terceira reunião
  • Continuação do Treinamento
  • Tarefas para a última reunião
  • Agendamento do último encontro
  • Envio de documento com o que foi discutido e pendências
Treinamento, evolução, correção de rumos, pendências

REUNIÃO 05

Expectativas: antes e depois

  • Revisão das pendências
  • Alinhamento final
  • Documento consolidado de tudo o que foi visto
  • Ações futuras sugeridas
  • Encerramento
revisão, melhorias sugeridas, evolução desde o início, consolidação, ações futuras

Materiais que serão enviados pelo correio e usados na consultoria

  • Redução da Inadimplência no Setor da Educação: 3ª edição
    Prof. Dorival Machado

    Neste livro você encontrará orientações preciosas para a estruturação e implementação de uma política de cobranças

  • Instrumento para Diagnóstico da Inadimplência na Educação Particular

    78 perguntas para avaliar o status da inadimplência das instituições e onde estão as oportunidades de melhorias

  • DVD Técnicas de Cobrança por Telefone para Instituições de Ensino

    50 minutos

  • Perfil de competências do cobrador

    Material elaborado com o objetivo de auxiliar a escola a avaliar, contratar e mesmo treinar o pessoal de cobra e negocia dívidas

O que sua instituição ganha ao final do projeto

  • Política de cobrança adequada aos níveis de inadimplência (opcional)
  • Perfil do cliente (régua de cobrança, mecanismos de pressão, processo e procedimentos)
  • Sugestões de melhorias no contrato de prestação de serviços educacionais
  • Propostas de melhorias nas ferramentas de pressão utilizadas na cobrança: cartas, telefonemas, e-mails, SMS, WhatsApp, empresas de cobrança, cobradores externos etc.
  • Indicadores de desempenho da cobrança e índice de efetividade da área

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