Técnicas ATUALIZADAS de Cobrança e Negociação de Dívidas para Atacar a Inadimplência nas Organizações

Um panorama da atividade da cobrança para entrar em 2020 de maneira organizada e com efetividade nas ações.

  • Instrutor:
  • Prof. Dorival dos Santos Machado

INVESTIMENTO:

  • Inscrições até 01/12/2019: R$ 1.100,00
    Inscrições após 01/12/2019: R$ 1.240,00
  • Forma de pagamento
  • Pague a vista ou parcele pelo PagSeguro
10% de desconto para 3 ou mais pessoas da mesma empresa.

Inclusos: Coffee break, apostila e certificado de participação.

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Escolha a data e o local do curso:

  • Dias: 11/12/2019 e 12/12/2019
    Horário: 8h30 às 17h30
    São Paulo - SP
    Espaço Business
    Av. Paulista, 1776 - 4º andar, Bela Vista

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PÚBLICO ALVO

Profissionais que ocupam cargos de gerência na cobrança, coordenadores, líderes, analistas, bem como interessados em melhorar resultados.

Informações Gerais

A gestão eficaz das atividades de cobrança e negociação de dívidas, no atual momento econômico e social, mais do que nunca se tornou condição “Sine Qua Non” para que a saúde financeira das empresas esteja assegurada.

Em 2020 atuar fortemente na maneira como se vende e depois como se cobra, impactará significativamente os negócios e a perpetuidade da organização. Uma adequada política de cobrança, resultado de um posicionamento claramente definido de como lidar com atrasos, aliada a uma régua de cobrança criteriosamente definida privilegiando a fidelização, um sistema de informações que dê efetividade as atividades da área de cobrança e recursos humanos preparados para as demandas dos tempos atuais, farão a diferença para a obtenção de indicadores favoráveis de desempenho e tranquilidade financeira.

Esta capacitação tem por objetivo abordar todas as atividades que permeiam a atividade de cobrança, de maneira atualizada, com aprofundamento em cada tema abordado e sugestões que certamente impactarão os resultados.

Serão apresentadas ferramentas, planilhas e exemplos, que apontam para caminhos com maior probabilidade de sucesso considerando os desafios que vem pela frente em 2020.

O que se espera ao final desta capacitação?

Que os participantes tenham tido uma visão panorâmica do que permeia a atividade da cobrança em tempos turbulentos como os atuais.

Que a sequência: posicionamento, política de cobrança, régua de cobrança, recursos de pressão, sistemas de informação e gente preparada tenha sido claramente entendida e que possa ser incorporada ao dia a dia.

Que sejam levadas sugestões de melhorias para implantação imediata nas organizações com base nos cases de sucesso que serão apresentados.

Metodologia

Apresentação expositiva e dialogada com apoio de arquivos digitais. Estudos de casos, exercícios de reforço da aprendizagem além de vídeos e áudios serão apresentados para dar praticidade ao conteúdo.

Destaques do Conteúdo

  • Cenário da inadimplência no Brasil e tendências para 2020: índices de diversos segmentos
  • Motivos que levam a inadimplência das pessoas física e jurídica
  • Principais dificuldades quando se cobram pessoas física e jurídica
  • O impacto da legislação: CDC, Lei de Falências, CPC e os cuidados com a legislação que influenciam a forma de cobrar
  • Como evitar os conflitos e azeitar as relações entre departamentos comerciais, crédito e cobrança
  • Práticas internas inadequadas que afetam os resultados e que devem ser tratadas pelas organizações
  • 4 Posicionamentos que as empresas podem adotar com relação aos atrasos: aceitação, subserviência, racionalidade e enfrentamento – prós e contras
  • 5 Medidas preventivas no combate a inadimplência
  • Ações de controle e ataque aos atrasos
  • Passo a passo como elaborar uma política de cobrança: mais de 40 perguntas para usa empresa responder, criar uma política ou adaptar a existente
  • Como criar uma régua de cobrança em sintonia com o posicionamento que a empresa quer adotar: diversos exemplos
  • Ferramentas de combate
  • Cartas – como redigi-las, como medir a eficácia e cuidados – diversos exemplos
  • Telefonemas – precauções, como elaborar uma estratégia e criar roteiros
  • E-mails – como impactar e comprometer o devedor – modelos
  • SMS – cuidados, dicas e exemplos
  • WhatsApp – métricas, redação e acompanhamento
  • Cobrança pessoal – cautela e como não correr riscos legais
  • Cobrança digital via robôs: não há como fugir da tecnologia
  • Empresas de cobrança – como escolher, prudência e dicas de como monitorá-las
  • Sistemas de apoio a cobrança: o que um bom sistema deve colocar a disposição de quem cobra
  • Pessoas: o ingrediente que fará a diferença no combate aos atrasos
  • Quais as competências mais exigidas do profissional de cobrança na atualidade: autoanálise
  • Atitudes e comportamentos que impactam positivamente na cobrança
  • Fracionando o ato de cobrar e analisando cada etapa
  • O preparo para cobrar: perguntas imprescindíveis que você deve se fazer antes de dar o pontapé inicial
  • Dicas poderosas para um início impactante
  • 20 orientações para o que pode ocorrer durante o ato de cobrar
  • Como identificar os perfis de inadimplentes e a melhor maneira de abordá-los
  • Técnicas de negociação de alto impacto para buscar acordos: 12 recomendações
  • Encerramento: como torná-lo cada vez mais profissional

Observação

Esta capacitação pode ser oferecida na modalidade In Company com exclusividade para sua empresa e condições financeiras atrativas. Consulte-nos.

APRESENTADOR

Prof. Dorival dos Santos Machado

Prof. Dorival dos Santos Machado

Dorival dos Santos Machado – graduação em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela FGV, diversos cursos no exterior em Negócios, Liderança e Metodologia Disney. Autor dos livros Redução da Inadimplência no Setor da Educação, Em busca da Inadimplência Zero e outros. Consultor e apresentador em treinamentos para mais de 500 empresas nacionais e multinacionais. Coordenador e apresentador do Seminário Internacional Melhores práticas do modelo Disney, que acontece anualmente em setembro, Orlando, Florida, Estados Unidos, em 2020 na sua 7ª edição.

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