DORIVAL MACHADO

CURRICULO E PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

FORMAÇÃO

Dorival Machado nasceu em São Paulo em 1955, filho de imigrantes portugueses vindos na década de 50 e que se estabeleceram no Brasil como dignos feirantes.

Graduou-se em Comunicação Social pela Fundação Casper Líbero, pós graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade São Judas, onde foi professor por algum tempo e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing SP. Especializou-se em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas SP. Fez diversos cursos no exterior destacando Suíça e Estados Unidos.

Iniciou a carreira profissional como Trainee na antiga loja de departamentos Sears Roebuck, vindo a tornar-se executivo de vendas e treinamento onde ficou até 1979. Nesse mesmo ano foi contratado pela Volkswagen do Brasil e percorreu o Brasil por 5 anos atuando em treinamento e consultoria para a rede de revendedores. Em 1983 convidado a implantar a área de treinamento e desenvolvimento da Agroceres, permaneceu até 1990 atuando no segmento rural com sementes de milho, sorgo e forrageiras. A partir de 1985, como atividade paralela, se juntou a equipe de instrutores do MCB Management Center do Brasil filiado a AMA American Mangement Association de onde só saiu com o fim da empresa no Brasil em 1990.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Em 1991 criou a sua própria empresa de consultoria e treinamento a DMC3 Consultoria, que tem o nome originado das siglas Desenvolvimento, Metodologias e Capacitação. Ainda em 1991 aceitando convite da Roche Laboratórios, foi contratado e por lá esteve até 1994 gerenciando o departamento de desenvolvimento de pessoal. Foi muito difícil e extressante conciliar por quase três anos (1991- 94) a vida de consultoria e o trabalho como executivo da Roche. Em 1994 dicidiu dedicar-se somente a DMC3.

Nesses 20 anos de DMC3, muitas empresas contrataram seus serviços: Dako Fogões, Editora Ática, Grupo Pão de Açúcar, Associação Paulista de Supermercados, Editora Saraiva, Caixa Econômica Federal, Sabesp, Petrobrás, Rio Grande Energia, AES Eletropaulo, AES Sul, Banco Itaú, Sayerlack, Associações Comerciais de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Atlas Copco, Lorenzetti, Unisys University, Amil, Jabur Pneus, Electrolux, Edra, Adar Textil e muitas outras.

Em 1995 foi consultado por um renomado colégio em São Paulo que tinha como necessidade a ampliação do número de alunos. Foi o inicio no segmento educacional de onde não mais saiu até hoje. Já prestou serviços para Mackenzie, UNIP Objetivo, PUC São Paulo, Pueri Domus, Sigma, Teophilo Rezende, Rezende e Rezende, Imperatriz Leopoldina, Senai, Instituições Adventistas de Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, São Paulo entre muitas outras instituições.

Lançou os DVDs: Cobrança e Negociação de Dívidas por Telefone para empresas em geral, Técnicas de Atendimento ao Cliente com Foco na Captação de Matrículas para Instituições de Ensino, Técnicas de Cobrança por Telefone para Instituições de Ensino e Princípios Fundamentais na Cobrança de Dívidas.

São mais de 130 trabalhos por ano para empresas em geral e para instituições de ensino de quase todos os estados do país.

Em 2009 lançou pela SRS Editora a segunda edição do Livro Redução da Inadimplência no Setor da Educação – Práticas eficazes e estratégias que dão certo, primeiro de três que está escrevendo simultaneamente.

Em 2010 coordenou e lançou o estudo Retrato do Atendimento ao Cliente nas Escolas Particulares no Período de Captação de Alunos, uma pesquisa com 308 escolas de São Paulo

Dorival Machado
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