Emoção, sentimento, relacionamento: Isso vende!
Publicado por Prof. Dorival dos Santos Machado
Vender qualquer tipo de serviço é uma relação de emoção, sentimento, relacionamento. O seu médico certamente foi indicado por alguém de sua confiança. Pode até ser que você o encontrou no livreto do seu seguro saúde, mas, antes de mais nada você pede aos seus amigos um indicação não é mesmo? Com aquele pintor, pedreiro, vidraceiro, funileiro, mecânico, cabeleireiro e manicure não diferente. …
Leia o artigo completo
Por que precisamos melhorar o atendimento na educação?
Publicado por Prof. Dorival dos Santos Machado
A história do ensino básico privado no Brasil O Ensino Básico privado no Brasil começou sua história no século XIX, quando as ordens religiosas católicas desembarcaram em terras brasileiras para cumprir o papel de evangelizar os índios e os imigrantes europeus. O foco era a educação através dos preceitos católicos, preferencialmente em colégios fechados e que atendiam castas da sociedade.…
Leia o artigo completo
As escolas da gestão e a gestão da Instituição de Ensino
Publicado por Prof. Dorival dos Santos Machado
Os modelos de gestão em empresas podem ser estabelecidos através de análise de como são definidas, ou percebidas, as estratégias utilizadas por elas. Segundo Kaplan e Norton “a estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas, clientes e cidadãos”. Mas, segundos os mesmos autores, não existem duas organizações que pensam sobre estratégia da mesma maneira:…
Leia o artigo completo
Precisamos de mais alunos! De que adianta o marketing fazer a sua parte?
Publicado por Prof. Dorival dos Santos Machado
Em agosto de 1994 fui contratado por uma escola de São Paulo para um trabalho visando conquistar mais alunos para o ano seguinte. A meta era iniciar 95 com 9% mais alunos e, de fato, conseguimos (nós e uma equipe da escola juntos) 11%. Já se foram 22 anos e o discurso não só continua o mesmo em alguns casos como se agravou em outros. “...na nossa rua tem 3 escolas concorrendo uma com a outra...”;…
Leia o artigo completo