Gerenciamento dos processos de cobrança para redução da inadimplência nas instituições de ensino

4 encontros, dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 15 às 17hs. Online, plataforma Zoom, com estudos de casos, vídeos e áudios que darão praticidade ao conteúdo.

  • Instrutor:
  • Prof. Dorival dos Santos Machado

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instituição de ensino

PÚBLICO ALVO

Mantenedores, Diretores, Executivos financeiros, advogados e pessoal que cobra e negocia dívidas nas instituições

INFORMAÇÕES GERAIS

Cobrar o inadimplente em um cenário de normalidade é uma tarefa que demanda esforço e competência. Neste momento, sob o impacto da pandemia a que somos submetidos, se torna ainda mais desafiante.

A escola precisa se posicionar com relação a tratar os atrasos, definir seu posicionamento, criar uma política de cobrança que padronize as ações, desenhar sua régua de cobrança alinhada com o posicionamento definido, escolher um sistema de informações que dê efetividade para a cobrança e preparar gente para atuar em um momento adverso como vivemos em 2020.

Este consagrado treinamento, agora ONLINE, com 8 horas de duração, divididas em 4 sessões de 2 horas, abordará todas as atividades que permeiam a cobrança, com aprofundamento e sugestões para aplicação imediata.

O QUE SE ESPERA AO FINAL DESTA CAPACITAÇÃO?

Que os participantes tenham condições de propor melhorias a partir dos pilares que sustentam a gestão eficaz da inadimplência: posicionamento, política de cobrança, régua de cobrança, recursos de pressão, sistemas de informação e gente preparada.

DESTAQUES DO CONTEÚDO

  • Cenário da inadimplência no Brasil em momentos de COVID19
  • Motivos que levam a inadimplência dos pais e alunos
  • Principais dificuldades para se cobrar: externas e internas
  • O impacto da legislação: Lei 9870, Lei 8078/90, os cuidados com ações por dano moral em razão da forma de cobrar
  • Práticas internas inadequadas que afetam os resultados e que devem ser tratadas pelas escolas
  • 4 Posicionamentos com relação aos atrasos: aceitação, subserviência, racionalidade e enfrentamento – prós e contras
  • 5 Medidas preventivas no combate a inadimplência
  • Ações de controle e ataque aos atrasos
  • Como elaborar uma política de cobrança: mais de 40 perguntas para sua escola responder, criar uma política ou adaptar a existente
  • Régua de cobrança em sintonia com o posicionamento: diversos exemplos
  • Ferramentas de combate: Cartas – como redigi-las, como medir a eficácia e cuidados – diversos exemplos
  • Telefonemas – precauções, como elaborar uma estratégia e criar roteiros
  • E-mails – como impactar e comprometer o devedor – modelos
  • SMS – cuidados, dicas e exemplos
  • WhatsApp – métricas, redação e acompanhamento
  • Cobrança digital via robôs (chatbots): não há como fugir da tecnologia
  • Empresas de cobrança – como escolher, prudência e dicas de como monitorá-las
  • Sistemas de apoio a cobrança: o que um bom sistema deve colocar a disposição de quem cobra
  • Pessoas: o ingrediente que fará a diferença no combate aos atrasos
  • Quais as competências são mais exigidas do profissional de cobrança na atualidade: autoanálise
  • Atitudes e comportamentos que impactam positivamente na cobrança
  • Fracionando o ato de cobrar e analisando cada etapa
  • O preparo para cobrar: perguntas imprescindíveis que você deve se fazer antes de dar o pontapé inicial
  • Dicas poderosas para um início impactante
  • 20 orientações para o que pode ocorrer durante o ato de cobrar
  • Como identificar os perfis de inadimplentes e a melhor maneira de abordá-los
  • Técnicas de negociação de alto impacto para buscar acordos: 12 recomendações.
  • Encerramento: como torná-lo cada vez mais profissional

METODOLOGIA

Aulas pela plataforma Zoom, com apoio de arquivos de PPTs, estudos de casos, exercícios de reforço da aprendizagem além de vídeos e áudios serão apresentados para dar praticidade ao conteúdo.

OBSERVAÇÃO

Esta capacitação pode ser oferecida na modalidade In Company com exclusividade para sua escola e condições financeiras atrativas. Consulte-nos.

APRESENTADOR

Prof. Dorival dos Santos Machado

Prof. Dorival dos Santos Machado

Dorival dos Santos Machado – graduação em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela FGV, diversos cursos no exterior em Negócios, Liderança e Metodologia Disney. Autor dos livros Redução da Inadimplência no Setor da Educação, Em busca da Inadimplência Zero e outros. Consultor e apresentador em treinamentos para mais de 500 empresas nacionais e multinacionais. Coordenador e apresentador do Seminário Internacional Melhores práticas do modelo Disney, que acontece anualmente em setembro, Orlando, Florida, Estados Unidos, em 2020 na sua 7ª edição.

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