Práticas e Processos de Cobrança para Reduzir a Inadimplência nas Instituições de Ensino

Políticas de cobrança, procedimentos e processos para controlar a Inadimplência na pandemia

  • Instrutor:
  • Prof. Dorival dos Santos Machado

INVESTIMENTO:

  • Inscrições até 20/08/2021

    R$ 590,00 ou

    10X de R$ 59,00
    Depois dessa data

    R$ 660,00 ou

    10X de R$ 66,00
  • Forma de pagamento
  • Pague à vista ou parcele pelo PagSeguro.

Inclusos: Material didático e certificado de conclusão.

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  • Dias: 30/08/2021 e 31/08/2021
    Horário: 8h30 às 12h00
    Zoom -
    Zoom Plataforma On-line
    Videoconferência Empresarial e Web Conferência

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PÚBLICO ALVO

Mantenedores, Diretores, Executivos financeiros, advogados e pessoal que cobra e negocia dívidas nas instituições

POR QUE PARTICIPAR?

  • Analisaremos o impacto financeiro da inadimplência nos resultados;
  • Debateremos casos de instituições que têm índices de 0,8 a 3% de inadimplência e como chegaram a esses números;
  • Exploraremos o tripé que conduz a gestão eficaz da inadimplência: Um bom sistema de informações, uma adequada política de cobrança e gente preparada;

CONTEÚDO

  • Cenário da inadimplência no Brasil em momentos de COVID19
  • Motivos que levam a inadimplência dos pais e alunos
  • Principais dificuldades para se cobrar: externas e internas
  • O impacto da legislação: Lei 9870, Lei 8078/90, os cuidados com ações por dano moral em razão da forma de cobrar
  • Práticas internas inadequadas que afetam os resultados e que devem ser tratadas pelas escolas
  • 4 Posicionamentos com relação aos atrasos: aceitação, subserviência, racionalidade e enfrentamento – prós e contras
  • 5 Medidas preventivas no combate a inadimplência
  • Ações de controle e ataque aos atrasos
  • Como elaborar uma política de cobrança: mais de 40 perguntas para sua escola responder, criar uma política ou adaptar a existente
  • Régua de cobrança em sintonia com o posicionamento: diversos exemplos
  • Ferramentas de combate: Cartas – como redigi-las, como medir a eficácia e cuidados – diversos exemplos
  • Telefonemas – precauções, como elaborar uma estratégia e criar roteiros
  • E-mails – como impactar e comprometer o devedor – modelos
  • SMS – cuidados, dicas e exemplos
  • WhatsApp – métricas, redação e acompanhamento
  • Cobrança digital via robôs (chatbots): não há como fugir da tecnologia
  • Empresas de cobrança – como escolher, prudência e dicas de como monitorá-las
  • Sistemas de apoio a cobrança: o que um bom sistema deve colocar a disposição de quem cobra
  • Pessoas: o ingrediente que fará a diferença no combate aos atrasos
  • Quais as competências são mais exigidas do profissional de cobrança na atualidade: autoanálise
  • Atitudes e comportamentos que impactam positivamente na cobrança
  • Fracionando o ato de cobrar e analisando cada etapa
  • O preparo para cobrar: perguntas imprescindíveis que você deve se fazer antes de dar o pontapé inicial
  • Dicas poderosas para um início impactante
  • 20 orientações para o que pode ocorrer durante o ato de cobrar
  • Como identificar os perfis de inadimplentes e a melhor maneira de abordá-los
  • Técnicas de negociação de alto impacto para buscar acordos: 12 recomendações.
  • Encerramento: como torná-lo cada vez mais profissional

APRESENTADOR

Prof. Dorival dos Santos Machado

Prof. Dorival dos Santos Machado

Dorival dos Santos Machado – graduação em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela FGV, diversos cursos no exterior em Negócios, Liderança e Metodologia Disney. Autor dos livros Redução da Inadimplência no Setor da Educação, Em busca da Inadimplência Zero e outros. Consultor e apresentador em treinamentos para mais de 500 empresas nacionais e multinacionais. Coordenador e apresentador do Seminário Internacional Melhores práticas do modelo Disney, que acontece anualmente em setembro, Orlando, Florida, Estados Unidos, em 2021 na sua 7ª edição.

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    A VISTA

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  • Depósito Bancário

    DEPÓSITO BANCÁRIO

    Deposite o valor correspondente em favor de:
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    Banco Itaú - Agência: 3129 - C/C: 02914-0
    CNPJ: 65.885.451/0001-07

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    Sua inscrição confirmar-se-a mediante o envio do comprovante
    de depósito por e-mail para: dmc3@dmc3.com.br

  • Cartão de crédito

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Além dos conhecimentos passados pelo instrutor, foram fundamentais a interação e a troca de experiência com os participantes.

Maria B. Andrade - Colégio São Jorge de Ilhéus

O conteúdo bem como o aproveitamento foram ótimos. O treinamento teve objetividade, clareza na comunicação e conhecimento específico

Vânia Pereira - Associação Nacional de Instrução - Salvador - BA

Vejo como pontos positivos a troca de experiências, exposição de recursos e novidades na cobrança para escolas.

Fabíola Paes - CEAD - Centro Educacional Arraial D'Ajuda - Salvador - BA

Como ponto positivo do treinamento, aprendi como ter objetividade na cobrança, argumentação e como lidar com as leis

Claudia Ohana Wigges Colaço - Contato Assessoria - Curitiba - PR

Gostei da pontualidade, do conteúdo e a comunicação utilizada (forma de apresentar o conteúdo).

Meirivã Faustino - Colégio N. Sra. Dores - Belo Horizonte - MG

Muito Proveitoso, com ideias e propostas concretas.

José Luiz Guazelli Piragine - Colégio Piragine - São Paulo - SP

Esclarecimentos técnicos para adequação ao nosso setor de cobrança atual.

Cristiane Araújo dos Santos - Escola Casa do Sol

Facilidade na comunicação entre palestrante e platéia.

João Gabriel Fontes - Colégio Guadalupe

Levantamentos de pontos importantes para o tema discutido e a objetividade do treinamento.

Alexsandro dos Santos Moreira - Liceu Franco Brasileiro - RJ

O Grupo foi participativo, bastante prático, dúvidas esclarecidas, tópicos atualizados.

Luciano de Souza Rezende - Colégio Bonfim - RJ

Aprimorei muito meus conhecimentos, consegui organizar as idéias e estratégias de cobrança.

Christiane Boaventura Pereira - Colégio Adventista Centenário - Curitiba