Técnicas de cobrança e negociação de dívidas Online

Plataforma EAD-HOTMART
20 horas de duração
Apresentado por
Prof. Dorival dos Santos Machado

Público alvo

Pessoas que trabalham com cobrança e negociação de dívidas dos segmentos do comércio, indústria e serviços de pequenas, médias e grandes empresas.

Objetivo

Este curso online tem como proposta apresentar conceitos, práticas, técnicas e sugestões para que haja uma efetiva melhoria no desempenho e alcance de índices elevados de recuperação de créditos.

Por que participar?

Conforme dados da Serasa, estamos vivendo um momento em que os índices de endividamento são crescentes na população adulta brasileira.

Os inadimplentes estão cada vez mais preparados para dever e tem consciência de que palavra do dia é negociar. Diante disso não se surpreendem mais com comunicados, telefonemas e tentativas de contato.

Por outro lado, as empresas, de uma maneira geral, pecam em não ter ou até ter, mas com necessidades de adequação, políticas de cobrança alinhadas com o posicionamento que decidiram adotar e o momento que estamos vivendo.

Muitas e muitas vezes os sistemas usados não dão efetividade a cobrança, os cobradores têm que navegar por telas e telas para obter as informações e assim tornam os processos mais caros.

E para completar, nem sempre os profissionais de cobrança têm o preparo ideal para identificar o perfil do inadimplente e saber como tratá-lo.

O apresentador deste curso, o prof. Dorival Machado, tem mais de 30 anos de vivência nesse mercado, já realizou centenas de cursos, palestras, treinamentos e consultorias pelo país para empresas de diversos portes e segmentos. Logo, o conteúdo apresentado é alicerçado na prática e não somente na teoria. Exemplos são apresentados para abrilhantar o conteúdo.

Ao fazer sua inscrição, você terá a garantia de um contato com horário agendado, para tirar alguma dúvida que possa ocorrer com relação ao conteúdo apresentado. E quantos outros forem necessários por e-mail ou WhatsApp.

Mas ainda não acabou. Você poderá assistir quantas vezes quiser as aulas pelo prazo de um ano. E durante esse tempo certamente atualizações serão feitas e você terá o acesso garantido as novidades.

Diversos links a materiais e vídeos serão oferecidos, materiais em PPT e PDF, além de planilhas que detalham o perfil ideal do cobrador atualmente, para que você possa identificar oportunidades de melhoria em seu desempenho.

E para finalizar, você receberá gratuitamente o Livro Em busca da Inadimplência Zero de autoria do apresentador e certificado ao final.

  • Contextualizando a inadimplência
  • Conceito de Inadimplência
  • Atraso ou inadimplência: que diferença isso faz?
  • 10 dificuldades na cobrança de pessoa física e sugestões
  • 11 dificuldades na cobrança de pessoa jurídica e sugestões
  • 9 distorções internas que atrapalham os índices e sua empresa precisa ficar atenta a eles
  • Causas da inadimplência pessoa física
  • Causas da inadimplência na pessoa jurídica
  • A quantas anda o relacionamento entre setores de crédito e cobrança: 7 dicas para azeitar?
  • 16 pressupostos para que sua empresa, de fato, reduza a inadimplência
40 minutos

  • Lei do inquilinato – 8245/91
  • Mensalidades escolares – 9870/99 artigos 6 e 5
  • Planos de saúde – 9656/98
  • Lei de falências – 11101/2005
  • Novo código civil – 13105/2015
  • Lei Estadual SP – 15659/15
  • Lei 8078/1990 – CDC

  • Medidas Preventivas
  • Atualização de cadastro, concessão de crédito, visitas pessoais, relação crédito e cobrança, ações de incentivo a adimplência, cobrança antecipada
  • Medidas Corretivas
  • Política de cobrança, 29 perguntas para você elaborar a sua ou adequá-la
  • Sistemas que dão efetividade a cobrança: 11 pré-requisitos
  • Exemplos de mecanismos de pressão: cartas, notificação extrajudicial, e-mails, cobrança por telefone, SMS, WhatsApp, empresas de cobrança (vantagens e desvantagens), visitas pessoais feitas pelo financeiro
  • Metas e premiação pelo alcance: sugestões
  • Como calcular o índice de efetividade na cobrança

  • Cobrar clientes inadimplentes é uma ciência: veja por que
  • 29 aspectos a considerar quanto a conhecimentos, habilidades e atitudes do novo cobrador
  • Planilha para você se autoavaliar frente ao que o mercado exige
  • Elaborando um plano para ações de melhoria no seu desempenho

  • Preparo (planejamento), Início, Durante e Finalização
  • 13 perguntas para você se fazer antes de iniciar uma cobrança
  • Caso prático sobre o impacto de um mau planejamento e suas consequências
  • Passo a passo como iniciar uma cobrança e não correr riscos
  • 20 poderosas dicas para você usar durante o processo de cobrança

  • Quais são suas características
  • Como lidar com eles de maneira efetiva e produtiva
  • O ocasional, o profissional, o enrolador, o lamuriento, o nervoso e o negociador
  • Para cada perfil, valiosos alertas de como reconhecê-los e como conduzir um diálogo favorável ao fechamento

  • Parte 1
  • Dica 1 – Negociar sem competir
  • Dica 2 – Quebre o estado de pressão: como fazer isso
  • Dica 3 – Tire a emoção – foco no racional
  • Dica 4 - Contato personalizado: cada negociação é única
  • Dica 5 – Mantenha sempre uma margem de negociação
  • Dica 6 – Tempo é dinheiro: reduza ao máximo
  • Dica 7 – Cabeça fria igual a maiores possibilidades
  • Dica 8 – Ao negociar você é CNPJ, logo fale em nome da empresa
  • Dica 9 – Cuidado para não enfraquecer seu argumento
  • Dica 10 – Barreiras desnecessárias: como não criar
  • Dica 11 – Valorize o relacionamento e ganhe pontos na negociação
  • Dica 12 – Pagamento pingado: identifique a real intenção
  • Dica 13 – Assertividade na negociação: poderosa habilidade
  • Parte 2
  • 3 poderosos atalhos para encurtar o caminho para um acordo
  • Realçando vantagens e desvantagens
  • Destacando o ganha-ganha
  • Formulando hipóteses
  • Parte 3
  • Encerrando o contato de cobrança
  • 4 aspectos para concluir com chave de ouro
  • ...para finalizar
  • 3 perguntas imprescindíveis antes de terminar
Aprenda com os melhores

Prof. Dorival dos Santos Machado

Dorival dos Santos Machado – graduação em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela FGV, diversos cursos no exterior em Negócios, Liderança e Metodologia Disney. Autor dos livros Redução da Inadimplência no Setor da Educação, Em busca da Inadimplência Zero e outros. Consultor e apresentador em treinamentos para mais de 500 empresas nacionais e multinacionais. Coordenador e apresentador do Seminário Internacional Melhores práticas do modelo Disney, que acontece anualmente em setembro, Orlando, Florida, Estados Unidos, em 2022 na sua 7ª edição.

Consultoria Integrada de Gestão Educacional

Um projeto de consultoria que integra diversas áreas das instituições de ensino. Módulos com ênfase em Marketing, Relacionamento com clientes, Fidelização e Captação de alunos, Cobrança e Negociação de Dívidas, Redução da Inadimplência, Recursos Humanos e muito mais.

Metodologia que contempla

  • Análise prévia de informações
  • Consultoria in loco com duração definida
  • Elaboração e entrega de relatório final
  • Acompanhamento da evolução

Cursos Programados

Todos os meses você tem opções de cursos de atualização profissional sempre alinhados com as atuais demandas do mercado

Ensino a distância

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