Programa de Formação de novos Líderes - 68 horas Presencial e 25 horas a distância

Programa de Formação de novos Líderes - Treinamentos - DMC3

JUSTIFICATIVAS PARA ESTA CAPACITAÇÃO

Diante dos cenários de turbulência do país nos últimos três anos, as organizações têm que fazer um esforço grande para atingir metas de vendas e lucratividade, gerenciar custos de forma mais criteriosa, tomar decisões que impliquem em menor risco, fazer mais com os mesmos recursos ou fazer a mesma coisa com recursos menores, reavaliar seus processos, procedimentos e filosofias.

Esse momento implica em gestores com capacidade de reação rápida as mudanças de mercado, que consigam fazer leituras de cenários e empreender ações de adequação, que saibam como mobilizar equipes mesmo na adversidade, que inspirem seus subordinados para a inovação e criatividade, que desenvolvam pessoas sem medo de perder poder, que façam acontecer.

Essa necessidade de ajustamento, muitas vezes, faz com que as empresas elevem hierarquicamente pessoas posições de liderança sem a necessária formação.

Como decorrência elas aprendem com os erros e isso afeta o cumprimento de metas, atingimento de objetivos e lucratividade.

Objetivo geral

Preparar novos gestores para que desenvolvam competências de gestão de pessoas e de recursos, em cenários turbulentos, visando o máximo de rendimento das suas equipes numa atmosfera de colaboração, confiança e comprometimento com resultados.

A quem se destina este programa

Pessoas que estão crescendo na hierarquia, assumindo cargos de liderança, e /ou que estejam sendo desenvolvidas para posições de gestão. Prioritariamente que sejam analistas sênior de diversas áreas, técnicos, supervisores, chefes, encarregados e novos gerentes.

20 pessoas por turma

MAIS INFORMAÇÕES

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Módulo 1: Gestão de Mudança e da Inovação

16 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Promover a reflexão sobre os processos de mudanças originados pela leitura dos cenários: econômico, político e social;
  • Desenvolver ajustes internos de acordo com as necessidades de mudanças identificadas na análise dos cenários;
  • Avaliar a eficácia das ações implementadas a partir dos ajustes efetuados e corrigir desvios.
Gestão de Mudança e da Inovação

Conteúdo:

  • Entendendo a necessidade de mudanças e inovações constantes na dinâmica organizacional e onde entram os líderes nesse contexto;
  • Análise do cenário: social, político e econômico – leituras e ações;
  • Sinalizadores de que mudanças são necessárias;
  • Correção dos erros mais comuns na implantação de processos de mudanças;
  • Planejamento para um processo de mudança eficaz: os 15 princípios básicos;
  • Mobilização para a mudança: comprometimento, tangibilização;
  • Avaliação: antes e depois da mudança – conquistas, ajustes e resultados;
  • De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?

Módulo 2: Gestão de Pessoas

16 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Entender qual a conexão existente entre o papel do gestor e os subsistemas de Recursos Humanos;
  • Reconhecer o impacto das suas ações junto aos subsistemas e as consequências para a organização;
  • Desenvolver competências empreendedoras na condução de equipes de negócios ou projetos.
Gestão de Pessoas

Conteúdo:

  • Recrutamento: perfil de competências da equipe – como elaborá-lo
  • Seleção: definindo pela melhor escolha critérios
  • Treinamento: conhecimentos, habilidades e atitudes – o líder como treinador
  • Desenvolvimento: desenhar planos de desenvolvimento dos subordinados
  • Avaliação de Desempenho: gaps entre desempenho desejável e real – o que fazer?
  • Remuneração: os modelos mais modernos de reconhecimento meritocracia
  • Feedback: como oferecer e como receber
  • Desligamento: a palavra que não deve ser usada: demissão – humanização do processo
  • De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?

Módulo 3: Gestão de Relacionamentos

16 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Desenvolver as competências intra e interpessoais no dia a dia de suas atividades de relacionamento como líder;
  • Aprofundar o estudo das competências de relacionamento, sua aplicabilidade prática e personalização do seu estilo de liderança.
Gestão de Relacionamentos

Conteúdo:

Gestão do relacionamento com subordinados

  • Comunicação
  • Tomada de decisão
  • Análise da maturidade da equipe
  • Feedback

Gestão do relacionamento com superiores

  • Comunicação
  • Feedback / ajustes
  • Comprometimento

Gestão do relacionamento com pares

  • Comunicação
  • Feedback / ajustes
  • Comprometimento

Gestão do relacionamento com cliente externo

  • Comunicação
  • Clientologia
  • Feedback
  • Fidelidade a marca
  • O papel de porta voz do líder

De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?

Módulo 4: Gestão com Foco em Resultados

16 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Entender a necessidade de desenvolver a capacidade inovadora em produtos e processos, no atendimento aos clientes, seja nos negócios ou em atividades administrativas, para aumentar receita ou reduzir custos;
  • Apresentar ferramentas para que o líder possa perseguir a melhoria continua no exercício de seu papel sempre com foco em resultados.

Conteúdo:

  • Gerenciamento de Rotinas;
  • Análise de Processos;
  • Produtividade - Otimização;
  • Definição de Indicadores de Desempenho / métricas;
  • Estabelecimento de metas;
  • Identificação de desvios e analisando as causas;
  • Solução de problemas;
  • Implantação de melhorias;
  • Conhecimento de Mercado;
  • Visão de Futuro;
  • De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?
Gestão com Foco em Resultados

Módulo 5: De olho no futuro – consolidação dos módulos anteriores

4 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Elencar os recados entendidos em cada módulo;
  • Consolidar as percepções;
  • Elaborar plano de ação para dar continuidade e manter acesa a chama.

Conteúdo:

  • Partindo para ação
  • Ideias / Recados / Certezas
  • Projetos / Sinais de Alerta
  • Encerramento
  • Celebração
De olho no futuro – consolidação dos módulos anteriores

METODOLOGIA DO PROGRAMA

  • Trabalhos prévios para cada módulo;
  • Filmes - em sala e recomendações;
  • Estudos de casos;
  • Ferramentas de gestão;
  • Indicação de artigos;
  • Indicação de bibliografias;
  • Trabalhos em grupos;
  • Jogos e simulações.

FACILITADORES

Prof. Dorival dos Santos Machado

Prof. Dorival dos Santos Machado

Graduado em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing pela ESPM, Administração de Empresas pela USJT e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FGV - SP; Master of Business Management (WCOB EUA), Master of Business Leadership (WCOB EUA), Disney’s Approach to Business Excellence (Disney Institute, EUA). Prestou serviços para mais de 500 organizações entre escolas e empresas. Articulista, Palestrante nacional e internacional, Consultor com diversos DVDs lançados, autor dos Livros: Redução da Inadimplência no Setor da Educação e Em busca da Inadimplência Zero além de Diretor Geral da DMC3 Consultoria fundada em 1991.

Prof. Adelmo Gomes Silva

Prof. Adelmo Gomes Silva

Graduado em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Marketing. Durante 14 anos foi Gerente da Escola Paulista de Supermercados da APAS. 30 anos de experiência em Recursos Humanos, com ênfase na área de Treinamento e Desenvolvimento. Experiente na implantação de programas Gerenciais e de Liderança. Palestrante associado da DMC3 Consultoria.