Programa de Formação de novos Líderes - 44 horas divididas em várias sessões

Programa de Formação de novos Líderes - Treinamentos - DMC3

JUSTIFICATIVAS PARA ESTA CAPACITAÇÃO

Diante dos cenários de turbulência do país nos últimos três anos, as organizações têm que fazer um esforço grande para atingir metas de vendas e lucratividade, gerenciar custos de forma mais criteriosa, tomar decisões que impliquem em menor risco, fazer mais com os mesmos recursos ou fazer a mesma coisa com recursos menores, reavaliar seus processos, procedimentos e filosofias.

Esse momento implica em gestores com capacidade de reação rápida as mudanças de mercado, que consigam fazer leituras de cenários e empreender ações de adequação, que saibam como mobilizar equipes mesmo na adversidade, que inspirem seus subordinados para a inovação e criatividade, que desenvolvam pessoas sem medo de perder poder, que façam acontecer.

Essa necessidade de ajustamento, muitas vezes, faz com que as empresas elevem hierarquicamente pessoas posições de liderança sem a necessária formação.

Como decorrência elas aprendem com os erros e isso afeta o cumprimento de metas, atingimento de objetivos e lucratividade.

Objetivo geral

Preparar novos gestores para que desenvolvam competências de gestão de pessoas e de recursos, em cenários turbulentos, visando o máximo de rendimento das suas equipes numa atmosfera de colaboração, confiança e comprometimento com resultados.

A quem se destina este programa

Pessoas que estão crescendo na hierarquia, assumindo cargos de liderança, e /ou que estejam sendo desenvolvidas para posições de gestão. Prioritariamente que sejam analistas sênior de diversas áreas, técnicos, supervisores, chefes, encarregados e novos gerente.

20 pessoas por turma

MAIS INFORMAÇÕES

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Módulo 1: Gestão de Mudança e da Inovação

8 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Promover a reflexão sobre os processos de mudanças originados pela leitura dos cenários: econômico, político e social;
  • Desenvolver ajustes internos de acordo com as necessidades de mudanças identificadas na análise dos cenários;
  • Avaliar a eficácia das ações implementadas a partir dos ajustes efetuados e corrigir desvios.
Gestão de Mudança e da Inovação

Conteúdo:

  • Entendendo a necessidade de mudanças e inovações constantes na dinâmica organizacional e onde entram os líderes no processo;
  • Análise do cenário: social, político e econômico – leituras e ações;
  • Como identificar sinais de que mudanças são necessárias;
  • Explorando os erros mais comuns na implantação de processos de mudanças;
  • Como planejar um processo de mudança eficaz: os 15 princípios básicos;
  • Mobilização para a mudança: comprometimento, tangibilização;
  • Avaliação: antes e depois da mudança – conquistas, ajustes e resultados;
  • De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?

Módulo 2: Gestão de Pessoas

8 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Entender qual a conexão existente entre o papel do gestor e os subsistemas de Recursos Humanos;
  • Reconhecer o impacto das suas ações junto aos subsistemas e as consequências para a organização;
  • Desenvolver competências necessárias a condução de equipes de negócios ou projetos.
Gestão de Pessoas

Conteúdo:

  • Recrutamento: perfil de competências da equipe – como elaborá-lo
  • Seleção: definindo pela melhor escolha critérios
  • Treinamento: conhecimentos, habilidades e atitudes – o líder como coach
  • Desenvolvimento: desenhar planos de desenvolvimento dos subordinados
  • Avaliação de Desempenho: gaps entre desempenho desejável e real – o que fazer?
  • Remuneração: os modelos mais modernos de reconhecimento meritocracia
  • Feedback: como oferecer e como receber
  • Desligamento: a palavra que não deve ser usada: demissão – humanização do processo
  • De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?

Módulo 3: Gestão de Relacionamentos

8 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Desenvolver as competências intra e interpessoais no dia a dia de suas atividades de relacionamento como líder;
  • Aprofundar o estudo das competências de relacionamento, sua aplicabilidade prática e personalização do seu estilo de liderança.
Gestão de Relacionamentos

Conteúdo:

Gestão do relacionamento com subordinados

  • Comunicação
  • Tomada de decisão
  • Análise da maturidade da equipe
  • Feedback

Gestão do relacionamento com superiores

  • Comunicação
  • Feedback / ajustes
  • Comprometimento

Gestão do relacionamento com pares

  • Comunicação
  • Feedback / ajustes
  • Comprometimento

Gestão do relacionamento com cliente externo

  • Comunicação
  • Clientologia
  • Feedback
  • Fidelidade a marca
  • O papel de porta voz do líder

De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?

Módulo 4: Gestão com Foco em Resultados

8 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Entender a necessidade de desenvolver a capacidade inovadora em produtos e processos, no atendimento aos clientes, seja nos negócios ou em atividades administrativas, para aumentar receita ou reduzir custos;
  • Apresentar ferramentas para que o líder possa perseguir a melhoria continua no exercício de seu papel sempre com foco em resultados.

Conteúdo:

  • Gerenciamento de Rotinas;
  • Análise de Processos;
  • Produtividade - Otimização;
  • Definição de Indicadores de Desempenho / métricas;
  • Estabelecimento de metas;
  • Identificação de desvios e analisando as causas;
  • Solução de problemas;
  • Implantação de melhorias;
  • Conhecimento de Mercado;
  • Visão de Futuro;
  • De Olho no Futuro: e agora? O que levo para mim deste módulo?
Gestão com Foco em Resultados

Módulo 5: De olho no futuro – consolidação dos módulos anteriores

4 horas de duração

Objetivos deste módulo:

  • Elencar os recados entendidos em cada módulo;
  • Consolidar as percepções;
  • Elaborar plano de ação para dar continuidade e manter acesa a chama.

Conteúdo:

  • Partindo para ação
  • Ideias / Recados / Certezas
  • Projetos / Sinais de Alerta
  • Encerramento
  • Celebração
De olho no futuro – consolidação dos módulos anteriores

METODOLOGIA DO PROGRAMA

  • Trabalhos prévios para cada módulo;
  • Filmes - em sala e recomendações;
  • Estudos de casos;
  • Ferramentas de gestão;
  • Indicação de artigos;
  • Indicação de bibliografias;
  • Trabalhos em grupos;
  • Jogos e simulações.

FACILITADORES

Prof. Dorival dos Santos Machado

Prof. Dorival dos Santos Machado

Dorival dos Santos Machado – graduação em Comunicação Social, com pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela FGV, diversos cursos no exterior em Negócios, Liderança e Metodologia Disney. Autor dos livros Redução da Inadimplência no Setor da Educação, Em busca da Inadimplência Zero e outros. Consultor e apresentador em treinamentos para mais de 500 empresas nacionais e multinacionais. Coordenador e apresentador do Seminário Internacional Melhores práticas do modelo Disney, que acontece anualmente em setembro, Orlando, Florida, Estados Unidos, em 2020 na sua 7ª edição.

Prof. Adelmo Gomes Silva

Prof. Adelmo Gomes Silva

Graduado em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Marketing. Durante 14 anos foi Gerente da Escola Paulista de Supermercados da APAS. 30 anos de experiência em Recursos Humanos, com ênfase na área de Treinamento e Desenvolvimento. Experiente na implantação de programas Gerenciais e de Liderança. Palestrante associado da DMC3 Consultoria.